A Nasa confirmou nesta segunda-feira (6) que o telescópio espacial James Webb será lançado em março de 2021. O observatório começou a ser construído em 1996 com um lançamento previsto para 2007, mas enfrentou uma série de atrasos de natureza técnica, além de estouros de orçamento que já multiplicaram por 10 sua estimativa inicial de custo.

O James Webb Space Telescope (JWST) foi projetado como sucessor do telescópio espacial Hubble, e tem uma vida útil prevista em 10 anos. Entre suas missões estarão a observação de objetos e eventos mais distantes no universo, da formação de estrelas e a captura direta de imagens de exoplanetas.

O telescópio está atualmente passando por uma exaustiva bateria de testes em solo, que incluem testes de vibração para se certificar de que sobreviverá ao lançamento, que será feito a bordo de um foguete Ariane 5 da Agência Espacial Européia (ESA).

Segundo Eric Smith, cientista da Nasa responsável pelo programa, “Já temos o Telescópio Espacial James Webb. O que precisamos fazer é garantir que ele funcione como planejado”.

publicidade

Fonte: Space.com