EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Desde a invenção dos carros, há um grande vilão para os motoristas: o Sol. Muitas pessoas apertavam os olhos ou usavam as mãos para bloquear a luz solar, até que alguém inventou a primeira viseira para ajudar nisso. Entretanto, até então, nenhum novo avanço foi feito. Agora, a Bosch, empresa alemã de engenharia, parece ter criado a solução perfeita para essa situação.

A empresa criou uma tela de LCD transparente que usa uma pequena câmera e inteligência artificial (IA) para bloquear raios de luz da visão do motorista. A ideia é dar a eles uma visão desobstruída da estrada à frente quando o Sol estiver baixo no céu.

publicidade

A IA é responsável por localizar e reconhecer características faciais, como olhos, boca e nariz, para rastrear as sombras enquanto elas se movem pelo rosto do motorista. Um algoritmo é usado para rastrear os olhos e bloquear ou desbloquear seções específicas do “Visor Virtual” para evitar a cegueira momentânea.

O benefício disso é que 90% da tela fica transparente o tempo todo, o sistema escurece apenas a parte atingida pelo Sol – e que, consequentemente, atrapalha a visão do motorista. De acordo com o site Cnet, o visor inteligente funciona de forma bem simples, requer pouca energia e deve funcionar muito bem com o hardware disponível nos carros atuais.

O dispositivo, que fará sua estreia amanhã (7) na CES, ainda enfrenta alguns problemas, como o custo de produção, que ainda é muito alto, e a parte de durabilidade, já que esse tipo de material costuma ser bastante frágil.

Por conta dessas limitações, não há informações concretas sobre quando e nem quanto custará a tecnologia caso seja disponibilizada um dia. De qualquer forma, a ideia da Bosch apresenta uma solução interessante para um problema bastante antigo.

publicidade

O Olhar Digital já está em Las Vegas, para acompanhar as principais novidades anunciadas na CES 2020.

Via: Cnet