No ano passado, a Asus brincou com a ideia de lançar um monitor de 360 Hz no último dia 1º de abril, quando “anunciou” (de brincadeira, claro) uma tela de 360 graus envolveria o usuário por todos os ângulos. Não foi necessário nem um ano para que a companhia apresentar um produto que colocasse na prática a altíssima taxa de atualização que antes só existia na ficção.

Durante a CES 2020, a companhia apresentou, desta vez para valer, o Asus ROG Swift 360Hz, desenvolvido em parceria com a Nvidia, com diagonal de 24,5 polegadas. Trata-se do primeiro monitor já lançado com tal taxa de atualização e suporte ao G-Sync, com direito a um “processador G-Sync avançado” incorporado ao dispositivo.

Obviamente, para tirar proveito dessa altíssima taxa de atualização, é necessário ter um computador parrudo, com uma GPU capaz de sustentar jogos em 360 quadros por segundo, o que é complicado quando falamos em jogos mais exigentes mesmo para as placas de vídeo mais potentes. Por este motivo, a Asus está direcionando o monitor para um público específico: praticantes de e-sports.

Os games mais populares desse universo não são, em geral, muito exigentes em termos gráficos. Basta lembrar de jogos como “League of Legends”, “Counter Strike: Global Offensive”, “Fortnite” e “Dota 2”. Não por acaso, esses jogos acabam alcançando taxas de quadros altíssimas e podem se beneficiar de um monitor com taxa de atualização altíssima.

publicidade

Além dos 360 Hz, o monitor conta com uma resolução de apenas 1080p, o que parece estranho para um produto de alto desempenho em um momento em que telas de 1440p e 4K já não são incomuns. No entanto, o limite em resolução também tende a ajudar a alcançar maiores taxas de quadros, que é o grande objetivo do display.

De acordo com a Nvidia, a alta frequência oferece vantagens em termos de gameplay, o que deve fazer toda a diferença entre competidores. Os ganhos incluem, principalmente, a capacidade de um jogador enxergar seus adversários antes que eles possam vê-lo. Mesmo que seja uma questão de milissegundos, toda pequena vantagem sobre um rival pode significar a diferença entre a vitória e a derrota. O ROG Swift 360 Hz é capaz de exibir um novo frame a cada 2,8 milissegundos, o que é um tempo 6 vezes menor do que TVs e monitores comuns de 60 Hz.

A Asus ainda não deu detalhes sobre quando o monitor chegará ao mercado, falando apenas que isso acontecerá em algum momento deste ano. A empresa também não fala sobre quanto o produto custará, mas espere preços altíssimos.