Entre 39 mil e 52 mil pedaços de microplástico podem estar na nossa dieta anual. E se incluirmos ainda os pequenos pedaços que inalamos, esse número pode subir para 74 mil, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Environmental Science and Technology.

Uma partícula microplástica é qualquer pedaço de plástico com menos de cinco milímetros, sendo somente visíveis com ajuda de um microscópio. Em outubro do ano passado, amostras de microplásticos foram detectadas nas fezes de oito pessoas que participaram de um estudo piloto para pesquisar o quanto estamos consumindo sem saber.

Como os microplásticos estão em todo lugar, o estudo revisou pesquisas anteriores sobre a existência das partículas em produtos como cerveja, sal, frutos do mar, açúcar, álcool e mel. Como resultado, os pesquisadores descobriram que pessoas que bebem água da torneira ingerem, em média, 4.000 plásticos adicionais anualmente, enquanto aqueles que bebem apenas água engarrafada ingerem mais 90.000.

Para o autor do estudo, o biólogo Kieran Cox, os resultados devem ser subestimados. “Muitos dos itens que consideramos são aqueles que você come cru. Não chegamos às camadas e camadas das embalagens plásticas. Provavelmente consumimos mais plástico do que imaginamos”, afirmou, em entrevista à National Geographic.

publicidade

Um estudo publicado em 2017, e realizado pelo King’s College, em Londres, apontou que o efeito cumulativo da ingestão de plástico pelo organismo pode ser tóxico e afetar o sistema imunológico.

Via National Geographic