EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Nasa anunciou nesta segunda-feira (6) que o telescópio espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) encontrou seu primeiro exoplaneta potencialmente habitável e com tamanho similar ao de nosso planeta. Batizado de TOI 700 d, o planeta orbita a estrela TOI 700, na constelação Dorado, a 101,5 anos-luz da Terra.

TOI 700 é uma estrela classe M de baixa atividade, com 40% da massa, 40% do raio e 50% da luminosidade de nosso sol. Ao seu redor orbitam três planetas, dos quais apenas TOI 700 d é potencialmente habitável. A descoberta é importante, pois o exoplaneta é um dos poucos encontrados fora de nosso sistema solar que tem tamanho similar ao da Terra. Geralmente, os planetas encontrados são muito maiores.

publicidade

Reprodução

Ilustração de TOI 700 d, criada por artistas da Nasa com base em informações dos telescópios TESS e Spitzer.

publicidade

Ele completa uma órbita ao redor da estrela a cada 37 dias e exibe sinais de rotação sincronizada, ou seja, um hemisfério seria permanentemente iluminado pela estrela, enquanto outro ficaria em uma noite eterna. As características de TOI 700D foram confirmadas pelo telescópio espacial Spitzer, também da Nasa, lançado em 2003 e que será desativado neste mês.

Lançado em abril de 2018, o TESS foi criado especificamente para identificar exoplanetas do tamanho da Terra. Sua missão, com duração programada para dois anos, é estudar 200 mil estrelas, incluindo as 1.000 anãs vermelhas mais próximas de nós, em uma área do espaço 400 vezes maior que a analisada pelo observatório Kepler.

Fonte: CNN