Se a situação entre os Estados Unidos e o Irã irá escalar para uma guerra, ainda não sabemos. Mas certamente não veremos postagens do conflito na rede social TikTok. O Exército norte-americano proibiu os soldados de usarem a popular rede social chinesa, aceitando uma recomendação do Pentágono, que considera o app uma ameaça à segurança.

Em entrevista ao site Military, o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Robin Ochoa, explicou que o TikTok “é considerado uma ameaça cibernética. Nós não permitimos isso em telefones do governo”.

Em dezembro, o Departamento de Defesa do governo dos EUA emitiu um comunicado identificando “o TikTok como tendo potenciais riscos de segurança associados ao seu uso”, e instruindo todos os seus funcionários a desinstalarem o app “para contornar a exposição de informações pessoais”. A recomendação veio depois de um pedido de investigação do Senado, uma vez que recrutadores do Exército vinham utilizando a rede social para alcançar e engajar jovens.

Os senadores Tom Cotton (Republicano) e Chuck Schummer (Democrata) demonstraram receios pelo aplicativo pertencer à ByteDance, com sede em Pequim. O TikTok tem uma versão chinesa, chamada Douyin, que só roda no país. Além do Exército, a Marinha fez a mesma recomendação aos seus membros.

publicidade

A proibição, porém, só vale para os telefones pertencentes ao governo, disse Ochoa ao portal Military. Os soldados e oficiais ainda podem utilizar o aplicativo em seus aparelhos particulares – mas com cuidado. Alguns sistemas e bancos de dados sensíveis das Forças Armadas só podem ser acessados por aparelhos autorizados.

Via: Military.com