Por enquanto é só rumor, mas o site Generación Xbox afirma que está cada vez mais forte dentro dos círculos internos da comunidade Xbox a informação que o Series X, próxima geração de console da Microsoft, terá compatibilidade com a Steam e a Epic Games Store.

A mágica se daria através de um “Modo Windows” no videogame, que o permitira rodar aplicativos compatíveis com Windows 10.

publicidade

O Xbox Series X foi apresentado durante o The Game Awards 2019, e dezembro passado, com a promessa de lançamento para o fim de 2020. A Microsoft deu poucos detalhes, fora alguns dos primeiros jogos, informações sobre o controle e design do console. Então podemos esperar muitos rumores sendo confirmados e desmentidos até a E3 2020, que acontece entre os dias 9 e 11 de junho.

Imaginar um cenário com o Xbox rodando (ou emulando) o Windows é mais do que natural. Com a Microsoft dona tanto do console quanto do sistema operacional, a expectativa e que o mundo dos PC gamers e jogadores de console se unam mais cedo ou mais tarde.

publicidade

Mas para isso funcionar, a empresa teria que abrir mão também da exclusividade de venda de jogos digitais na plataforma, abrindo espaço para as concorrentes Steam e Epic.

Unir Xbox e Windows ainda abre a porta para novas mudanças, como a capacidade de conectar teclado e mouse ao controle, além da possibilidade de rodar outras aplicações que não estão relacionadas aos games – como o pacote Office, ou editores de imagem/vídeo.

publicidade

Por isso, faz mais sentido essa compatibilidade dizer respeito somente aos apps e jogos que estão na Windows Store (algo bem mais fácil de se atingir).

Via Generación Xbox