De Las Vegas, nos EUA

A CES 2020 provou que a inteligência artificial está cada vez mais em alta. Ela já equipa boa parte dos produtos apresentados na feira, dos mais simples aos mais complexos. Está na ballie, a bolinha robótica da Samsung, no ThinQ Fit, o espelho inteligente da LG, em TVs e geladeiras de diferentes marcas, nos diversos softwares apresentados no Eureka Park e por aí vai.

A visão futurista de vida conectada parece estar finalmente se concretizando. E é bastante provável que ela chegue ao nosso cotidiano de forma natural, como ocorreu com a proliferação dos apps – sem os quais não vivemos hoje em dia.

Um dos projetos que deve dar o que falar em breve é a Woven City, a cidade conectada da Toyota. A empresa pretende construí-la em 2021 no Japão e ela certamente vai ser um laboratório para o aperfeiçoamento de muitas dessas tecnologias.

publicidade

Muito dessa inteligência deve, no futuro, se conectar de forma natural graças ao conceito de internet das coisas. Assim, a TV vai conversar com a geladeira e essa vai se conectar ao smartwatch, por exemplo.

Da mesma forma, a iluminação da casa vai interagir com o carro e se ajustar automaticamente para que a chegada do morador ao lar seja a mais agradável possível. Esses conceitos parecem muito futuristas, mas já são realidade e estão disponíveis para uso.

E não é só isso: até objetos sem inteligência artificial embarcada vão fazer parte do ecossistema. Um exemplo de como isso pode funcionar é o Bot Chef, da Samsung. Os braços robóticos reconhecem objetos ao seu redor e interagem com eles, mesmo quando eles não são tecnológicos. É o caso de armários e utensílios de cozinha, entre outros.

Outra prova de que a inteligência artificial realmente veio para ficar é a adoção dos assistentes digitais Alexa e Google Assistente por cada vez mais dispositivos. TVs, geladeiras, carros e até itens mais simples, como alto-falantes, têm tornado padrão o uso desses facilitadores. Afinal, nada mais simples do que conversar de forma natural, não é mesmo?

Já há muito tempo, fala-se sobre a ideia de vida conectada. Só agora, porém, ela realmente parece ter decolado, graças aos avanços da inteligência artificial. Daqui a pouco, vamos ter assistentes virtuais que nos entendam completamente e aprendam rapidamente com nossas preferências e necessidades. Aqui no Olhar Digital estamos ansiosos! E você?

*A jornalista Roseli Andrion visitou a CES 2020, em Las Vegas, a convite da Samsung.