Parece que Grand Theft Auto IV não está mais disponível para compras no Steam. A Rockstar confirmou que o motivo da exclusão é sua dependência da plataforma Games for Windows Live (GFWL), da Microsoft, que não oferece mais suporte para o jogo. Os usuários que já possuem o game podem continuar jogando normalmente, mas a função de adicionar ao carrinho foi desabilitada.

“Grand Theft Auto IV foi criado originalmente para a plataforma Games For Windows Live”, disse um porta-voz da Rockstar ao The Verge. “Como a Microsoft não oferece mais suporte ao Games For Windows Live, não é mais possível gerar as chaves adicionais necessárias para continuar vendendo a versão atual do jogo. Estamos analisando outras opções para distribuir o GTA IV para PC e compartilharemos mais informações assim que possível” finalizou. 

O GTA IV vem apresentando problemas há algum tempo. A Microsoft, que encerrou o portal de jogos para PC em 2013, não se responsabiliza por completo, pois a própria Rockstar nunca corrigiu totalmente o serviço. Embora o game continue funcionando, há várias postagens e guias no fórum, na página da comunidade Steam, que explicam como “superar” as barreiras criadas pela situação.

A Rockstar não é a primeira empresa a retirar jogos do GFWL, mas a maioria das outras companhias iniciou o processo em 2013, quando a Microsoft anunciou que estava abandonando o serviço. Games como Batman: Arkham e BioShock 2 foram retirados naquele mesmo ano, enquanto a Bandai Namco permitiu que os jogadores de Dark Souls transferissem seus personagens e salvassem dados no Steam em 2014.

publicidade

Antes que a Rockstar afirmasse que o GFWL era o culpado pelo desaparecimento do GTA IV no Steam, haviam algumas especulações sobre o motivo do acontecimento. O portal PC Gamer observou que os contratos de licenciamento de músicas poderiam ter expirado e sido os reais culpados (eles causaram um problema semelhante para o Vice City em 2012), enquanto outros imaginaram que a Rockstar poderia estar se preparando para vender o jogo através de uma plataforma exclusiva.

Via: TheVerge