Indícios apontam que o Google está prestes a lançar sua ferramenta de compartilhamento rápido entre dispositivos. O mais forte deles foi captado pelo site XDA Developers, que notou que com o Google Play Services v20.1.03, a solução foi renomeada de “Fast Share” para “Nearby Share”, o que pode indicar um ajuste fino para o lançamento oficial.

Ainda de acordo com o site, o – agora – Nearby Share exige que ambos os dispositivos estejam a 30 cm de distância para que os arquivos possam ser compartilhados. A ferramenta usa a conexão Bluetooth para fazer a solicitação inicial de emparelhamento entre dispositivos que, uma vez emparelhados, compartilham arquivos por meio de uma conexão Wi-Fi direta.

publicidade

O Nearby Share é uma resposta ao eficiente AirDrop, da Apple, e um substituto ao malfadado Android Beam. Com ele será possível compartilhar URLs, vídeos, fotos e arquivos com qualquer dispositivo próximo, mesmo sem estar conectado à internet. O recurso ficará disponível na planilha de compartilhamento do sistema, mas você também poderá ativá-lo indo até Configurações do Sistema -> Google -> Compartilhamento Rápido.

O compartilhamento rápido está entre as novas funções que devem chegar ao Android 10, como gravação de tela nativa, modo noturno automático, notificações adaptáveis, navegação por gesto em launchers de terceiros e transcrição de áudio em tempo real, entre outras.

publicidade

Via Android Central/ XDA Developers