Certamente você já se encontrou em uma situação em que a bateria do celular estava acabando enquanto você estava na rua. E então você encontra uma tomada com entrada USB. É seguro espetar um cabo, conectar ao celular e deixar a bateria recarregar? De acordo com especialistas de segurança, as bastante úteis tomadas públicas podem ser usadas para aplicar golpes, e, por isso, é bom tomar cuidado.

Um desses golpes é chamado Juice Jacking e ganhou destaque nos últimos meses após um procurador do distrito de Los Angeles, nos Estados Unidos, publicar um vídeo com alertar sobre o ataque no Twitter.

Reprodução

O Juice Jacking consiste em adulterar uma porta ou cabo USB para roubar dados de um celular enquanto ele está sendo carregado, ou então para instalar softwares maliciosos para ganhar acesso ao dispositivo. Entre os prejuízos causados às vítimas estão o roubo de informações (incluindo senhas), e até mesmo o bloqueio total do aparelho, tornando-o inutilizável.

publicidade

Apesar do golpe ser perigoso, ele não é exatamente comum por ser meio complicado de ser colocado em prática. Apesar disso, vale sempre a pena manter a segurança em mente e tomar alguns cuidados ao carregar seu celular em ambientes públicos.

Como se manter seguro

Confira abaixo algumas dicas selecionadas pelo Olhar Digital para evitar que você caia em um golpe como o Juice Jacking:

  • Dê preferência a acessórios como power banks para carregar seu celular. Tente sempre ter um por perto para não passar sufoco quando estiver na rua
  • Caso ainda assim você precise carregar, dê preferência por manter o dispositivo desligado durante a recarga
  • Caso você precise mesmo usá-lo durante a recarga, desative a opção de transferir dados via USB. Para fazer isso no Android, acesse as Configurações e busque por Preferências de USB. Ative a opção “Nenhuma transferência de dados”.
  • Use acessórios como “camisinhas USB” que bloqueiam o pino de dados no cabo do carregador, impedindo o roubo de dados