A pirataria representa um grande problema para diversas empresas. Na área do entretenimento, as companhias trabalham arduamente para evitar que seus produtos acabem nos famosos sites de torrent, como o The Pirate Bay. No entanto, o desenvolvedor do game “Danger Gazers” decidiu por disponibilizar seu jogo, de graça, no site de compartilhamento de arquivos.

A atitude do desenvolvedor Shota Bobokhide, também conhecido como ‘ShotX’, gerou surpresa na comunidade gamer. Além disso, a ação do profissional aumentou, significativamente, as vendas do título.

O lançamento está disponível no Steam, sendo vendido por R$ 20,69. Embora não seja um preço extremamente alto, ShotX percebe que alguns fãs podem não ter dinheiro para adquirir os games que saem todos os meses.

O jogo disponibilizado é a mesma versão do Steam, entretanto, não precisa da plataforma para funcionar. O arquivo ainda contém uma mensagem do criador que diz: “Está é a versão mais recente, sem DRM, do Danger Gazers (1.1.0), não há problemas aqui, não há recursos do Steam, apenas o jogo totalmente funcional”.

publicidade

O game pode ser baixado gratuitamente, sem compromisso. A única solicitação do desenvolvedor é que as pessoas pensem em comprá-lo se gostarem, ou apoiarem o projeto de alguma maneira. Não é a primeira vez que um desenvolvedor de jogos disponibiliza o trabalho em um site pirata, mas continua sendo uma raridade.

“Houve um aumento notável nas vendas, alguns indivíduos gentis doaram o dobro e, o mais importante, o resto me apoiou de suas próprias maneiras, compartilhando meu jogo e respeitando minha decisão”, comenta o desenvolvedor.

Shotx falou sobre o motivo de ter tomado a decisão. Ele informou que está familiarizado com a pirataria, que cresceu em um ambiente em que a pirataria era a única opção para obter novos softwares. Hoje, ele também vê o outro lado da história, pois conta com vendas para ganhar a vida. No entanto, ele ainda entende que nem todos podem comprar facilmente novos games.

“A decisão de liberar um torrent veio com as memórias do meu tempo gasto com software pirata”, diz ShotX. “Lembro que não sentia nenhuma culpa, já que simplesmente não havia outra escolha naquele momento. Além disso, se soubesse que haviam outras opções com as quais eu poderia apoiar os desenvolvedores, eu teria feito tudo o que pudesse”, completa.

O lançamento do jogo no The Pirate Bay permite às pessoas experimentá-lo gratuitamente. Isso vem com a vantagem adicional de exposição gratuita, o que também é bem-vinda, pois está se tornando cada vez mais difícil para novos jogos serem notados.

ShotX diz que essa certamente não foi uma campanha de divulgação planejada. Ele só queria espalhar a notícia e dar uma chance ao torrent. Dito isso, ele acredita que a pirataria pode ter um impacto positivo na exposição, o que também foi o caso.

“Não teria sido eficaz se fosse um movimento planejado de relações públicas para levar as pessoas a comprarem o produto. Foi apenas um ato gentil que tive a sorte de ser notado. Tenho certeza de que seria aparente se não fosse assim”, diz ele.

Via: Torrent Freak