Uma equipe de astrônomos liderada por Fabo Feng, da Carnegie Institution for Science em Washington, nos Estados Unidos, anunciou a descoberta de mais três exoplanetas dignos de nota: dois deles são “super Terras” potencialmente habitáveis, enquanto o outro é similar a Netuno, porém mais “gelado”.

Os planetas potencialmente habitáveis são chamados GJ 229 Ac e GJ 180 d. Eles orbitam anãs vermelhas, o tipo de estrela mais “amigável” ao desenvolvimento da vida, a 19 e 39 anos-luz de distância, o que em uma escala astronômica é “ali pertinho”. A descoberta dos dois planetas é interessante, pois eles estão próximos o suficiente do sol para ser fotografados diretamente com a nova geração de telescópios espaciais, como o James Webb.

Além das super Terras, os cientistas descobriram GJ 433 d, um planeta gelado com 4,9 vezes a massa da Terra. Segundo Feng, ele é o mais próximo, mais largo e mais frio planeta similar a Netuno já encontrado, e também poderá ser analisado diretamente pelos novos telescópios.