EnglishPortugueseSpanish

Novos exoplanetas potencialmente habitáveis

Redação 15 de janeiro de 2020
publicidade

Uma equipe de astrônomos liderada por Fabo Feng, da Carnegie Institution for Science em Washington, nos Estados Unidos, anunciou a descoberta de mais três exoplanetas dignos de nota: dois deles são “super Terras” potencialmente habitáveis, enquanto o outro é similar a Netuno, porém mais “gelado”.

Os planetas potencialmente habitáveis são chamados GJ 229 Ac e GJ 180 d. Eles orbitam anãs vermelhas, o tipo de estrela mais “amigável” ao desenvolvimento da vida, a 19 e 39 anos-luz de distância, o que em uma escala astronômica é “ali pertinho”. A descoberta dos dois planetas é interessante, pois eles estão próximos o suficiente do sol para ser fotografados diretamente com a nova geração de telescópios espaciais, como o James Webb.

publicidade

Além das super Terras, os cientistas descobriram GJ 433 d, um planeta gelado com 4,9 vezes a massa da Terra. Segundo Feng, ele é o mais próximo, mais largo e mais frio planeta similar a Netuno já encontrado, e também poderá ser analisado diretamente pelos novos telescópios.