Nesta quarta-feira (15), a fintech Olivia disponibiliza a versão oficial de seu aplicativo para o Brasil. A startup desenvolveu uma assistente virtual financeira que usa inteligência artificial (IA) e economia comportamental para conhecer os hábitos de consumo das pessoas e ajudá-las a administrar melhor suas finanças.

O aplicativo, disponível para iOS e Android, passou por diversos testes nos meses que antecederam seu lançamento. A startup declara que, nesse tempo, gerou mais de R$ 10 milhões em economia para os usuários que participaram da fase de testes.

“Esse período de testes foi importante para que pudéssemos adaptar a plataforma às necessidades dos brasileiros, apresentando ao público uma interface simples e intuitiva”, disse Lucas Moraes, cofundador da Olivia. “Além disso, esse tempo foi fundamental para que conseguíssemos nos conectar às principais instituições financeiras do país”, completa.

Por enquanto, poderão utilizar os serviços oferecidos pela plataforma os clientes dos bancos Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Nubank. Além disso, proprietários de cartões Alelo, CrediCard, Sodexo, Ticket, Itaucard e American Express emitido pelo Bradesco podem usufruir das vantagens.

publicidade

Os usuários interessados em utilizar a Olivia devem, primeiramente, baixar o aplicativo e conectá-lo à conta bancária. Após essa etapa, a IA vai aprender com os hábitos do consumidor e auxiliá-lo por meio de recomendações financeiras personalizadas.

O lançamento do app Olivia no Brasil chega junto de um investimento de R$ 25 bilhões na ideia. O aporte foi liderado pelo banco BV com participação do fundo BR Startups.