O Instagram anunciou, recentemente, um recurso que sinaliza fotos falsas. O objetivo principal é remover informações erradas e fake news. No entanto, a atualização parece não funcionar corretamente. Agora, a rede social oculta fotos editadas por Photoshop, sinalizando-as como “informações falsas”. A situação pode desfavorecer usuários que utilizam a plataforma para divulgar obras digitais ou até mesmo fotos com muita edição.

Um fotógrafo de San Francisco, Toby Harriman, se deparou com a falha enquanto rolava seu feed principal e viu uma imagem oculta sinalizada como “informação falsa”. Quando ele clicou para revelar o conteúdo, era apenas uma arte digital de um homem parado em cima de várias montanhas com cores variadas, publicado pela Mix Society.

Reprodução

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

🌈🌿🌻 Would you rather be here right now? ðŸ˜Â • 📸: DM for credit • 💜 Follow for more! @mixsociety_ · · ·

Uma publicação compartilhada por MIX Society (@mixsociety_) em10 de Jan, 2020 às 8:02 PST

publicidade

O fotógrafo disse que “é interessante ver esse aviso pela primeira vez ao descer pelo feed principal do Instagram. Parece que o Instagram (e também o Facebook) vai começar a marcar como falso o que é arte digital. Provavelmente só se tal arte estiver listada em um site de checagem? Ou se a página do Instagram for listada como veículo de notícia vs artista?”, questionando sobre maneiras de evitar a ocultação de artes digitais.

A única “vantagem” da nova função é o poder de escolha para revelar fotos sinalizadas. No entanto, essas imagens de “informações falsas” são removidas das páginas Explorar e Hashtag, e são classificadas automaticamente em postagens futuras. O Instagram escreveu sobre isso quando o recurso foi anunciado.

O fato curioso é que algumas outras fotos desta mesma conta podem ser visualizadas, mesmo com edições do photoshop. A única diferença notável é que outras imagens têm a hashtag #conceptart ou crédito ao artista. A foto da “montanha do arco-íris” é a única que não tem créditos ou afirmação de que é arte digital.

 

Via: DiyPhotography