Os seres humanos e seus animais de estimação costumam ter muita ligação. Deitar na cama, brincar e ouvir música juntos são algumas das coisas que os donos costumam fazer com os bichinhos. Pensando nisso, e baseado em um estudo que mostra que os donos de animais acreditam que há uma conexão verdadeira entre seus animais e a música, o Spotify criou o Pet Playlist.

Reprodução

A ferramenta tem a finalidade de facilitar o “compartilhamento de suas músicas favoritas com seus animais de estimação”. A experiência já está disponível, e utiliza uma série de algoritmos selecionados para, baseados nos gostos pessoais dos usuários e nas características do animal, criar uma playlist específica.

As listas incluem 30 músicas com mais probabilidade de os bichinhos gostarem. Um cachorro hiperativo e energético, por exemplo, pode ter uma playlist com faixas mais animadas. Já os gatos tímidos podem ganhar uma lista com ritmos mais lentos e calmos.

publicidade

A empresa ainda consultou o musicólogo americano David Teire, violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional dos Estados Unidos e pioneiro no ramo de músicas para animais, para receber conselhos sobre os gostos musicais de cada animal. Para criar as playlists, basta seguir os passos abaixo.

1. Acesso o site www.spotify.com/pets. Pode ser tanto pelo computador como pelo celular;
2. Escolha qual a espécie do seu animal: cachorro, gato, iguana, hamster ou pássaro;
3. Use o cursor para contar mais sobre as características do bichinho: de relaxado a enérgico, tímido a amigável e apático a curioso. Essas características vão ajudar a tornar a playlist mais personalizada;
4. Adicione o nome e a foto do seu pet, que irão aparecer no card personalizado;

Assim que concluir os passos acima, sua playlist estará pronta e você será direcionado para ela. Também é possível compartilhar com quem desejar, assim como outras listar do seu Spotify.