EnglishPortugueseSpanish
publicidade

De acordo com números da IDC Brasil, o “mercado cinza” de celulares no Brasil movimentou mais de 1,2 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2019. Isso representa um crescimento de 537,3% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Este número representa 7,5% de todos os smartphones comercializados no mercado nacional. Por “mercado cinza” entendam-se aparelhos importados ilegalmente e comercializados no Brasil sem a certificação da Anatel.

publicidade

Não se trata necessariamente de aparelhos “piratas”, mas sim produtos de marcas chinesas, que são atraentes aos nossos consumidores por apresentarem características avançadas e preço muito mais baixo do que similares encontrados oficialmente nas lojas.

Segundo a IDC, o crescimento do mercado cinza vem ocorrendo desde o primeiro trimestre de 2019, quando a chegada de empresas chinesas no País (como a Huawei) despertou o interesse do consumidor que quis comprar os lançamentos, mas encontrou nos importados uma forma de adquiri-los com preço muito menor.

Fonte: Mobiletime

publicidade