Um novo instrumento da Nasa que entrou recentemente em operação irá nos ajudar a “pesar” exoplanetas com muito mais precisão. Isso nos permitirá determinar melhor suas características, algo fundamental na busca por mundos habitáveis.

Chamado NN-EXPLORE Exoplanet Investigations with Doppler spectroscopy (ou NEID, pra simplificar), o equipamento entrou em operação em 8 de janeiro no observatório Kitt Peak, no estado do Arizona, EUA. Como obviamente não podemos colocar um exoplaneta em uma balança, o NEID usa uma técnica de medição indireta.

O instrumento analisa as pequenas oscilações de uma estrela causadas pela atração gravitacional dos planetas ao seu redor. Quanto maior a massa de um planeta, maior a oscilação. A técnica já foi usada anteriormente, mas o NEID consegue fazer essa medição com precisão três vezes superior aos equipamentos já existentes.

publicidade

“Quando combinarmos futuras observações do NEID com dados de telescópios espaciais, as coisas ficarão realmente interessantes, e seremos capazes de aprender do que são feitos os planetas”, disse Jason Wright, pesquisador do NEID em comunicado à imprensa. “Saberemos a densidade do planeta, que é uma pista para entender o quanto de atmosfera ele possui; é gasoso como Saturno, um gigante do gelo como Netuno, rochoso como a Terra ou algo entre eles – uma super-Terra ou sub-Netuno?”

As primeiras observações do NEID, ou “primeira luz” no jargão dos astrônomos, foram voltadas à estrela 51 Pegasi, a primeira onde um exoplaneta foi encontrado, em 1995. A primeira luz é um marco importante no desenvolvimento de um instrumento”, disse Wright. “É a primeira verificação de que o NEID está medindo a luz das estrelas conforme o esperado e está a caminho da funcionalidade total”.

Fonte: Futurism