A gigante japonesa Toyota anunciou nesta quinta-feira (16), que vai investir US$ 394 milhões (R$ 1,6 bilhão) na Joby Aviation, uma startup americana situada na Califórnia, que desenvolve uma aeronave elétrica para serviços de mobilidade sob demanda em áreas urbanas, uma espécie de táxi voador.

Reprodução

publicidade

O investimento é um claro sinal da intensificação dos esforços da Toyota para se transformar em uma gigante mundial de novas mobilidades.

Akio Toyoda, presidente da fabricante japonesa, afirmou que “o transporte aéreo foi um objetivo de longo prazo para a Toyota. Embora continue operando no setor de automóveis, este acordo volta nosso olhar para o céu”.

Fundada em 2009, a Joby Aviation desenvolve um pequeno avião elétrico de cinco lugares com decolagem e aterrissagem verticais, como um helicóptero. A futura máquina terá uma autonomia de 240 km e velocidade máxima de 320 km/h.

Desde sua criação, a Joby Aviation contou com apoio de vários investidores estrangeiros. No mês passado, ela anunciou uma associação com a Uber. O objetivo é lançar um serviço de táxis voadores até 2023.

 

Via: Folha de São Paulo