Foxconn e Fiat anunciam parceria para criação de carros elétricos

A Foxconn e a Fiat Chrysler anunciaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto de carros elétricos. A fabricante taiwanesa do iPhone e a montadora ítalo-americana formaram um joint-venture para “explorar a possibilidade” de produzir não só os veículos, como também uma plataforma para os conectar à internet.

“Se as empresas avançarem, o plano seria fabricar veículos elétricos na China para o mercado interno, com potencial para exportar para outros mercados no futuro”, afirmou a Foxconn em um comunicado oficial. A participação direta da empresa na joint venture seria de 40% ou menos, de acordo com um documento enviado à Bolsa de Taiwan.

A China estabeleceu uma meta para carros elétricos (incluindo os híbridos), cuja venda deve representar pelo menos um quinto dos automóveis do país até 2025. Porém, as vendas a desses carros na China caíram 4% no ano passado, com 1,21 milhão de unidades. De acordo com a CNN, a demanda foi limitada pela desaceleração da economia e pela decisão do governo de reduzir os subsídios para diminuir a superlotação de fabricantes de carros elétricos no país.

Além desse problema, a Foxconn e a Fiat Chrysler enfrentariam rivais poderosos como a Tesla, que recentemente inaugurou uma nova fábrica em Xangai. A PSA Group, da Peugeot (que recentemente anunciou uma fusão com a Fiat Chrysler) também está de olho no mercado chinês, bem como a Volkswagen, Ford e GM, que já investiram milhões de dólares na fabricação de novos veículos de energia no país asiático.

Via CNN

Esta post foi modificado pela última vez em 17 de janeiro de 2020 22:01

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Renato Mota