EnglishPortugueseSpanish

No último sábado (18), a SpaceX realizou com sucesso o teste de sistema de escape da sua cápsula Crew Dragon. Pouco depois, o CEO da empresa Elon Musk foi a público dizer que o planejamento é enviar astronautas da Nasa para o espaço entre os meses de abril e junho. A missão Demo-2 é apenas um primeiro voo tripulado para testes, e a programação inicial é de que os astronautas da Nasa fiquem poucos dias na Estação Espacial Internacional.

“Estamos confiantes de que o hardware estará pronto no primeiro trimestre, provavelmente no final de fevereiro, mas até março. E achamos provável que o primeiro lançamento tripulado ocorra no segundo trimestre” afirmou Musk em entrevista à imprensa.

publicidade

Reprodução

Elon Musk – Foto: SpaceX

O plano inicial da agência espacial americana era que os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley ficassem apenas algumas semanas na ISS, mas ela já está considerando deixá-los realizando pesquisas por mais tempo. “Se for uma duração mais longa, temos que ter algum treinamento adicional para que nossos astronautas estejam realmente preparados para fazer coisas que não planejávamos”, destacou Jim Bridenstine, administrador da Nasa.

A agência espacial pagou cerca de R$ 12,9 bilhões à SpaceX depois que a empresa ganhou o contrato para realizar as missões tripuladas para a Nasa em 2014. Quando os voos começarem, serão pagos mais R$ 229,1 milhões por astronauta enviado ao espaço.

publicidade

A agência americana encerrou seu programa de ônibus espacial em 2011, e desde então depende de outros países, como a Rússia, para enviar seus astronautas para o espaço. Com a finalização dos testes da SpaceX se aproximando, a Nasa vai depender cada vez menos de outros países e também conseguirá economizar dinheiro em lançamentos futuros.

Via: The Next Web