A Toshiba anunciou o desenvolvimento de um novo algoritmo de computação que, segundo a empresa, pode rodar em um PC desktop com desempenho superior ao de algoritmos similares rodando em supercomputadores, ou até mesmo em um computador quântico baseado em lasers.

O “Algoritmo de Bifurcação Simulada” foi criado por Hayato Goto, pesquisador sênior da Toshiba, depois de perceber como as qualidades de certos sistemas complexos podem mudar repentinamente após a adição de novas entradas, criando um fenômeno chamado bifurcação. Um algoritmo de otimização combinatória tenta extrair uma solução aproximada de um alto número de combinações possíveis.

Goto teve a ideia em 2015, e levou dois anos para implementar o algoritmo de uma maneira que pudesse filtrar com eficiência um grande número de possibilidades, como um computador quântico. A diferença é que ele roda em um computador desktop com componentes comuns.

Exemplos de problemas de otimização combinatória são o “problema do caixeiro viajante” (dado um número de cidades, encontrar a menor rota entre elas, obedecendo a algumas restrições), cálculo de rotas no trânsito, análise molecular de medicamentos e análise de portfolios financeiros em busca de investimentos com o maior retorno e menor risco, entre muitos outros.

publicidade

Kosuke Tatsumura, outro pesquisador sênior da Toshiba, otimizou o algoritmo para que possa rodar em clusters de processadores em um datacenter ou mesmo em FPGAs, chips “reconfiguráveis” que podem ser otimizados para tarefas específicas.

Usando um cluster de FPGAs, o algoritmo da Toshiba se mostrou 10 vezes mais rápido que um computador quântico baseado em lasers, que atualmente é o método mais rápido para resolver um problema similar.

A Toshiba desenvolveu uma máquina especializada para rodar seu algoritmo, a “Máquina de Bifurcação Simulada”, e irá oferecer acesso a ela como um serviço, para várias áreas da indústria de tecnologia.

Fonte: Tom’s hardware