Montes misteriosos de um mineral cristalino surgiram na superfície do Great Salt Lake, em Utah. Eles permaneceram por alguns meses e desapareceram novamente. O acúmulo de minérios é comum na região, mas normalmente se encontram submersos. Cientistas acreditam que as estruturas são parecidas com formações minerais de Marte, que preservam vestígios de micróbios que viveram na região bilhões de anos atrás.

Reprodução

publicidade

Os quatro montes medem cerca de um metro de altura e foram vistos pela primeira vez na costa sul do lago em outubro. Alisson Thompson, guarda florestal da região, percebeu que os montes cresciam à medida que o inverno avançava. Depois de coletar amostras, geólogos do estado determinaram que as formações são compostas de mirabilite, um sulfato de sódio cristalino.

Os pesquisadores acreditam que o mineral se precipitou da água salgada acima das fontes termais ricas em sulfato no lago. A medida que o nível da água caía devido ao consumo em outros lugares, os montes foram gradualmente sendo expostos.

Reprodução

Embora o mirabilite não tenha sido encontrado em Marte, cientistas acreditam que depósitos antigos de minerais de sulfato semelhantes podem conter vestígios de quaisquer micróbios marcianos antigos. Em 2011, a Nasa relatou ter encontrado sulfatos no planeta que pareciam ter sido depositados pela água. O Rover Curiosity detectou recentemente sinais de antigos lagos de água salgada na região.

Via: Space