EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Os compradores de um shopping no Reino Unido têm a oportunidade de experimentar cápsulas autônomas de transporte, que começam a operar inteiramente sem supervisão.

Os veículos sem motorista estão sendo testados no shopping Cribbs Causeway, em Gloucestershire, no Sudoeste da Inglaterra, e funcionam entre 10h e 16h todos os dias da semana, transportando passageiros pelas instalações e ao longo de espaços comuns para pedestres.

publicidade

O projeto, chamado CAPRI, está sendo administrado por um consórcio de empresas e instituições acadêmicas que esperam introduzir esse tipo de sistema de transporte como padrão nas estradas do Reino Unido. 

Reprodução

George Lunt, diretor técnico da empresa de infraestrutura AECOM, afirma: “No entanto, para que essa ideia se desenvolva completamente, é vital que o público ‘compre a ideia’ e tenha a chance de experimentar um serviço de mobilidade que pode potencialmente transformar a maneira como eles viajam”.

As cápsulas usam sensores, radar e processamento de visão para navegar em áreas repletas de pedestres, cadeiras e bicicletas. Além de usar o teste para resolver problemas técnicos, os pesquisadores estudarão a reação do público ao trasnporte autônomo, com o objetivo de realizar um teste em vias públicas abertas ainda este ano.

publicidade

Essa não é a primeira vez que este tipo de veículo autônomo é testado em solo britânico. O projeto “GATEway” chegou às ruas de Greenwich em 2016, enquanto os “Heathrow Pods” estão em operação no aeroporto de Heathrow, o mais movimentado do Reino Unido.

O CAPRI, no entanto, marca a primeira iniciativa de um veículo completamente não tripulado, aproximando-nos de um sistema de transporte público verdadeiramente autônomo.

 

Via: Engadget