A Microsoft está começando a compartilhar mais detalhes sobre como exatamente ela imagina que os aplicativos serão executados em dispositivos de tela dupla, como o Surface Duo e o Surface Neo.

A empresa apresentou os dois dispositivos em outubro, com o Surface Duo, menor, rodando Android, e o Surface Neo, maior, com Windows 10X. Agora, a gigante da tecnologia está preparando os desenvolvedores para testar seus aplicativos para ver como eles se comportarão em um dispositivo com dois monitores.

Segundo a Microsoft, o padrão é que um aplicativo ocupe uma única tela. Os usuários do Surface Duo, ou do Surface Neo, podem expandir o aplicativo em ambos os monitores quando estiverem no layout de retrato duplo ou paisagem dupla.

A empresa prevê que os desenvolvedores de aplicativos experimentarão diferentes formas de utilizar às duas telas. Algumas delas incluem simplesmente o uso de ambas como uma única tela estendida, a exibição de duas páginas de um documento de uma só vez, o uso da segunda tela como uma visualização complementar ou dupla de algo, ou a parte principal do aplicativo em uma parte e detalhes na outra.

publicidade

Reprodução

Essas são as “ideias iniciais de padrões de aplicativos”, de acordo com a Microsoft, e a empresa pode estendê-las com base nos comentários dos desenvolvedores nos próximos meses. A companhia também está lançando um emulador Android para o Surface Duo, para permitir que os desenvolvedores testem aplicativos móveis. Um emulador do Windows 10X para o Neo chegará no próximo mês, ao mesmo tempo em que a Microsoft planeja detalhar mais de seus planos de tela dupla.

O emulador Android da Microsoft oferecerá suporte a aplicativos Android, e a versão Windows 10X incluirá APIs nativas do Windows para permitir aos desenvolvedores que detectem posições de dobra, e otimizem seus aplicativos win32 ou universal Windows Platform (UWP) para esses novos dispositivos. A Microsoft também está propondo novos padrões da web para layouts de tela dupla e está “incubando ativamente novos recursos que permitem que o conteúdo da web forneça uma ótima experiência em dispositivos de tela dupla”.

Reprodução

Outras empresas, como Dell, Asus, HP e Lenovo, também estão trabalhando em dispositivos dobráveis e de tela dupla do Windows 10X. Um exemplo é o ThinkPad X1 Fold, da Lenovo. A Microsoft também planeja revelar mais detalhes sobre seus planos para as telas duplas na conferência de desenvolvedores da empresa, em maio.

Via: The Verge