A DirecTV está correndo contra o tempo para mover seu satélite Spaceway-1 para fora do arco geoestacionário depois que o satélite de 15 anos sofreu um mau funcionamento da bateria. A empresa teme que isso possa causar uma explosão.

A DirecTV disse à Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos que não tem tempo para esgotar o combustível restante no Spaceway-1 antes de descartá-lo, elevendo-o 300 quilômetros acima do arco geoestacionário, região que abriga a maioria dos grandes satélites de comunicação do mundo.

O satélite Spaceway-1 é um modelo High Power 702 da Boeing, projetado para durar 12 anos, ou seja, já ultrapassou sua vida útil. Lançado em 2005 por um foguete Zenit 3SL Sea Launch, o satélite de 6.080 kg originalmente fornecia serviços de transmissão direta de TV de alta definição a partir de seu slot orbital, a 102,8 graus de longitude oeste. Recentemente, ele estava sendo usado para fazer backup da capacidade da banda Ka no Alasca.

Reprodução

publicidade

Uma anomalia inexplicável aconteceu em dezembro, causando “danos térmicos significativos e irreversíveis” às baterias do satélite, disse a DirecTV em um arquivo de 19 de janeiro. Segundo o documento, a Boeing concluiu que as baterias correm alto risco de estourar se recarregadas, uma vez que as células danificadas não podem ser isoladas.

A DirecTV desligou a carga útil da banda Ka do Spaceway-1 e está operando do satélite usando energia solar. Entretanto, no final de fevereiro, ele passará pela sombra da Terra, momento em que o uso da bateria se torna “inevitável”. 

Com exceção de falhas técnicas, a FCC exige que os operadores de satélite licenciados liberem o propulsor a bordo antes de moverem os satélites para a órbita do cemitério. A DirecTV disse à FCC que não poderia esgotar mais do que “uma porção nominal dos aproximadamente 73 kg de bipropelente remanescente” no satélite.

Reprodução

A ventilação de combustível é uma medida de segurança para reduzir o risco de explosão de um satélite desativado. Enquanto satélites semelhantes precisam de dois a três meses para liberar todo o combustível restante, a DirecTV tem apenas um mês para fazê-lo da melhor maneira possível, enquanto move o Spaceway-1 para fora do arco geoestacionário.

Antes da questão da bateria, a DirecTV estimava que o Spaceway-1 tinha combustível o bastante para permanecer em serviço até 2025. A prioridade da empresa agora é desativar o satélite antes de 25 de fevereiro “para limitar o risco de uma explosão acidental”.

A DirecTV disse que, por ser um satélite de backup, seus clientes não foram afetados. Ainda assim, a empresa está avaliando como compensar a perda de capacidade de backup.

Via: SpaceNews