Último robô rover da Nasa em funcionamento em Marte, a sonda Curiosity “deu pau”. O veículo espacial sofreu uma falha técnica que afetou seus sistemas de orientação. “Curiosity parou de se mover, está congelando até que seu conhecimento de sua orientação possa ser recuperado”, escreveu a geóloga da Universidade da Califórnia, Dawn Sumner.

O veículo armazena na memória a posição de todas as partes do seu corpo, direção de seus instrumentos e detalhes da paisagem local. Esses dados ajudam o rover a saber exatamente onde está em Marte e como se mover com segurança. Sem isso, ele trava.

“Curiosity continuou nos enviando informações, para sabermos o que aconteceu e podermos desenvolver um plano de recuperação”, afirmou a pesquisadora. Felizmente o plano deu certo, e nesta quinta (23), tivemos notícias que o rover está pronto para voltar a fazer ciência em outro planeta.

“Queremos que o Curiosity recupere sua capacidade de fazer verificações de segurança e também queremos saber se há algo que possamos fazer para evitar um problema semelhante no futuro”, explicou Summer.

publicidade

A NASA enviou várias missões para Marte, tanto em solo quanto em órbita ao redor do Planeta Vermelho. Mas com o desligamento do rover Opportunity em fevereiro do ano passado, Curiosity passou a ser o único veículo móvel da agência em atividade no momento. Em agosto, o rover completou sete anos de missão.

A próxima sonda, por enquanto chamada “Mars 2020”, inicia sua viagem em julho e deve fazer companhia para Curiosity a partir de fevereiro de 2021.

Via NASA/CNET