Notas de atualização da nova versão do Safari Technology Preview, versão beta do navegador macOS, afirmam explicitamente que o upgrade encerra o suporte ao Adobe Flash. Isso marca o encerramento dessa tecnologia da web em Macs.

A mudança foi feita no Safari Technology Preview 99, e provavelmente será lançada em um futuro próximo. A Apple já desativou o Flash por padrão em uma versão anterior do Safari, e a prática de incluir o Flash em cada Mac, desde sua instalação inicial, foi interrompida uma década atrás. Caso os usuários quisessem fazer o download em seus Macs e ativar manualmente, ainda era possível. Contudo, em breve isso mudará – ao menos no navegador padrão do sistema.

Em 2017, a Adobe anunciou que planejava encerrar todo o suporte do Flash no final de 2020, finalizando oficialmente uma tecnologia importante dos aplicativos da web de mídia.

Agora, por padrão, o Flash está desativado há tanto tempo que a maioria dos usuários nem percebe que ele não está lá. Desde o anúncio de que o sistema seria encerrado, os desenvolvedores da web o substituíram em grande parte pelo HTML5 e WebGL, entre outras tecnologias.

publicidade

Reprodução

Quando o primeiro iPhone foi lançado, em 2007, com sua própria versão móvel do Safari, a falta de suporte ao Flash foi uma das principais críticas. Treze anos atrás, parecia inconcebível que um usuário pudesse obter toda a funcionalidade da web sem o Flash.

Em 2010, quando a Apple parou de instalar o Flash por padrão nos Macs, o então CEO, Steve Jobs, escreveu uma carta aberta desacreditando da tecnologia e da maneira como a empresa escolheu apoiá-la, como justificativa para a, até então, controversa mudança de estratégia na Apple.

A carta ainda está disponível no site da Apple, e pode ser visitada para fazer uma viagem pela memória de tempos antigos, quando o Flash dominava a internet e quando a Apple sempre atraía críticas por estar entre as primeiras a rejeitar os padrões da indústria.

Via: Ars Technica