A voz do sacerdote egípcio Nesyamun poderá ser ouvida novamente, mais de 3 mil anos após a sua morte, graças à tecnologia. O corpo mumificado do sacerdote, que está atualmente no museu da cidade de Leeds, na Inglaterra, no Reino Unido, passou por uma tomografia computadorizada, e um modelo 3D do seu trato vocal foi criado.

Os pesquisadores utilizaram esse modelo no Vocal Tract Organ, um instrumento que fornece uma fonte sonora para a laringe artificial que é controlável pelo usuário. Assim, um som de vogal pode ser sintetizado, de maneira que se assemelha muito com vogais pronunciadas por pessoas hoje em dia.

Nesyamun viveu durante o reinado de Ramsés XI, que governou o Egito entre 1113 e 1085 antes de Cristo. Ele era um sacerdote no templo de Amon, no complexo de Karnak, em Tebas. Sua múmia chegou a ser desembrulhada em 1824, com trabalhos subsequentes revelando que ele estava na casa dos 50 anos quando morreu. A hipótese inicial da sua morte foi estrangulamento, mas posteriormente os pesquisadores determinaram a causa real como uma reação alérgica, possivelmente resultado de uma picada de inseto.