O Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da universidade Johns Hopkins, em Baltimore (EUA) desenvolveu um painel online que mostra em tempo real novos casos relatados do coronavírus  detectado na China, e suspeito de ter vitimado mais de 80 pessoas.

Os dados são coletados de várias fontes, incluindo OMS, Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, Comissão Nacional de Saúde da China e DXY (um site chinês que agrega relatórios de situação local de maneira mais efetiva do que a fonte oficial do governo).

O coronavírus pode ser transmitido entre humanos e já tem mais de 2,8 mil, casos confirmados, quase todos na China. Há ainda outros casos confirmados no Japão, Tailândia, Coreia do Sul e Estados Unidos. O surto foi identificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos últimos dias do ano passado, na cidade de Wuhan – a sétima maior da China, com 11 milhões de habitantes.

Como Wuhan é um importante centro de transporte aéreo na China central, e com a proximidade do Ano Novo Chinês (no último dia 24), estratégias sem precedentes de controle de surtos foram implementadas na região – incluindo a suspenção de todos os transportes públicos e viagens aéreas, colocando todos os milhões de habitantes da cidade em quarentena.

publicidade

Segundo Lauren Gardner, professora de engenharia civil e co-diretora do CSSE, o painel visa fornecer ao público uma compreensão da situação do surto à medida que ela se desenrola, com fontes de dados transparentes. “No momento, estamos realizando modelagem adicional desse surto emergente”, explicou, numa postagem no blog da universidade.

Via CSSE