O modo escuro veio para ficar: ele não apenas oferece uma nova configuração de cores no seu celular como também ajuda a economizar a bateria de alguns dispositivos. Por causa disso, não apenas aplicativos estão recebendo a opção do tema escuro, como os próprios sistemas móveis também contam com uma forma nativa de ativar o modo noturno.

O Google adicionou o modo noturno em partes do Android 9, e o Olhar Digital já explicou o que você precisa fazer para começar a usar o tema em versões antigas da plataforma do Google. Para o Android 10, a empresa adicionou um modo noturno “completo”, e abaixo explicamos como fazer para ativá-lo.

-> Por que você deveria usar aplicativos no modo noturno sempre que possível
-> Como ativar o modo escuro do iPhone

Importante

O guia preparado pelo Olhar Digital mostra como ativar o modo escuro no Android 10 instalado em um Motorola One Vision. É possível que a forma de encontrar o recurso seja diferente dependendo do modelo e fabricante – no entanto, os passos em geral não devem mudar muito.

publicidade

Como ativar o modo escuro no Android 10

  • Entre nas Configurações do Android
  • Procure pela opção Tela

  • Toque em Avançado para abrir um menu extra
  • Nele, ative a opção Tema escuro

Pronto! Seu celular já passará a mostrar a versão escura do Android. Para retornar ao modo claro, é só refazer os mesmos passos.

Com o modo escuro ativado, aplicativos com suporte ao tema mudarão automaticamente para a nova configuração: o Instagram, Gmail e o Google Chrome, por exemplo, já vão exibir interfaces escuras em vez das tradicionais. Em breve, o WhatsApp também receberá a novidade.