A GM adicionou um novo dispositivo ao seu sistema de direção automática, Super Cruise, que permitirá motoristas trocarem de faixa sem encostar no volante. O recurso vai contemplar certos modelos de Cadillac.

A nova versão ainda conta com melhorias no controle de direção e velocidade. A tecnologia deve acirrar a competição do Super Cruise com o sistema de piloto automático da Tesla, o mais avançado do mercado atualmente. 

Segundo informações do site TechCrunch, os dispositivos serão introduzidos nos modelos 2021 dos sedans Cadillac CT4 e CT5, seguido pelo Cadillac Escalade 2021. A expectativa é que esses veículos já estejam disponíveis no mercado na segunda metade de 2020. 

O Super Cruise funciona a partir da combinação de câmeras, GPS de alta precisão, sensores e uma tecnologia que calcula o reflexo da luz para obter a distância dos objetos. Além de um sistema que monitora se o motorista está prestando atenção na via. 

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O dispositivo de troca de faixa automática não exige que o usuário mantenha as mãos no volante. Entretando, o motorista é obrigado a observar o que está acontecendo a sua frente. 

Para fazer a transição, o motorista deve acionar o recurso nas alavancas próximas ao volante e indicar seu desejo de trocar de faixa. Assim que o sistema detectar que a faixa está livre, o piloto automático entra em ação. Enquanto isso, o motorista recebe avisos no painel de que o dispositivo está aguardando oportunidade para realizar a manobra. 

Lançado em 2017, o sistema Super Cruise era inicialmente limitado ao modelo completo do Cadillac CT6 sedan e tinha o uso restrito para algumas estradas. Isso mudou no ano passado, após a GM anunciar planos de expandir as vias em que o recurso poderia ser utilizado. 

Uma atualização do sistema permitiu ampliar a quantidade de estradas disponíveis. Atualmente, a tecnologia funciona em mais 200.000 milhas de estradas do Canadá e do Estados Unidos. 

Além disso, a GM está expandindo os modelos de Cadillac adeptos ao Super Cruise. De acordo com a TechCrunch, a companhia disse que a tecnologia pode chegar a outras marcas da empresa, como Chevrolet, GMC e Buick.