Cientistas da Universidade Técnica de Zurich, na Alemanha, estão desenvolvendo um braço robótico capaz de mover objetos sem tocá-los. O segredo é um fenômeno físico chamado “levitação acústica”.

O método usado para a levitação é conhecido há mais de 80 anos, e consiste em dois conjuntos de emissores produzindo ondas sonoras. Quando elas se encontram, criam uma “zona de pressão” onde pequenos objetos podem flutuar.

Os emissores são instalados na ponta do braço do robô, como “garras”. Usando software para manipular as ondas sonoras os cientistas conseguem até mesmo mover um objeto dentro da zona de pressão, sem que seja necessário mover o braço.

Reprodução

publicidade

O Dr. Marcel Schuk observa sua criação

Segundo o pesquisador Marcel Schuk, o invento pode ser útil em indústrias como a fabricação de relógios ou microchips, onde uma “pinça” comum, por mais precisa que seja, pode danificar componentes delicados e causar prejuízos.

O próximo passo é contatar potenciais usuários da invenção, que está em estágio experimental, para entender o que eles esperam de um aparelho do tipo e desenvolver um protótipo de um modelo comercial.

Fonte: ETHzürich