O dia 28 de janeiro é celebrado o Dia da Privacidade de Dados, “um esforço internacional para conscientizar sobre a importância de respeitar a privacidade e salvaguardar os dados”, como explica a Associação Internacional de Profissionais de Privacidade, criadora da data.

O foco da campanha está nas redes sociais como Facebook e Twitter, também é um bom momento para analisar o que o maior agregador de dados da Internet, o Google, também sabe sobre você.

Poucos usuários se dão conta, mas a empresa mantém arquivos sobre todas as pesquisas que você realiza e todos os vídeos do YouTube que você assiste. Seja você usuário de iPhone ou Android, o Google Maps registra onde quer que vá, o caminho a percorrer para chegar lá, quando você chega e a que horas sai – mesmo que nunca abra o aplicativo.

Lembrando que essas medidas não livram o usuário de ser monitorado, já que o Google admitiu que pode rastrear sua localização usando as informações coletadas de Wi-Fi e outros sinais sem fio próximos ao seu telefone.

publicidade

Informações “públicas”

O Google tem informações suas que ele considera como públicas, e que podem ser consultadas por quem acessa o seu perfil na plataforma, como nome, foto do seu rosto, seu aniversário, sexo, outros endereços de e-mail que você usa entre outros.

Veja como conferir o que o Google compartilha com o mundo sobre você:

1. Abra uma janela do navegador e acesse a página da sua Conta do Google.

2. Digite seu nome de usuário do Google (com ou sem “@ gmail.com”).

3. Na barra lateral, escolha Informações pessoais. Você pode alterar ou excluir sua foto, nome, data de nascimento, sexo, senha, outros emails e número de telefone.

4. Se você deseja ver quais informações suas estão disponíveis publicamente, role para baixo e selecione Sobre mim.

5. No momento, não há como tornar sua conta privada.

Atividade online

O grosso dos dados que o Google possui sobre você estão aqui. É possível revisar, excluir tudo agora ou parte do conteúdo.

1. Faça login na sua Conta do Google e escolha Dados e Personalização na barra de navegação.

2. Para ver uma lista de todas as suas atividades registradas pelo Google, vá até Controles de atividades e selecione Atividade na Web e de apps.

3. Se você deseja que o Google pare de rastrear suas pesquisas na web e em imagens, histórico do navegador, pesquisas no Maps e interações com o Google Assistant, desmarque as duas caixas. Caso contrário, vá para a etapa 4.

4. Em seguida, clique em Gerenciar seus Controles de atividade. Esta página exibe todas as informações que o Google coletou sobre você a partir das atividades mencionadas na etapa anterior, desde o dia em que você criou sua conta.

5. Para excluir parte do seu histórico de atividades manualmente, no menu Atividade e linha do tempo, na barra de navegação lateral escolha Excluir atividade por e opte por Última hora, Últimas 24 horas, Todo o período ou Intervalo personalizado.

Histórico de localização

Aqui é de tudo ou nada: o Google registra suas informações de localização e você deve excluí-las manualmente ou parar de usar o Google Maps completamente. Existe uma terceira opção: usar o Google Maps no modo de navegação anônima, o que impedirá que pesquisas ou rotas apareçam no histórico de localização da sua conta do Google enquanto estiver ativado.

 1. Faça login na sua Conta do Google e escolha Dados e Personalização na barra de navegação.

2. Para ver uma lista de todos os seus dados de localização registrados pelo Google, vá até Controles de atividades e selecione Histórico de Localização.

3. Se você deseja que o Google pare de rastrear sua localização, desative a opção

4. Em seguida, clique em Gerenciar Histórico. Esta página exibe todas as informações de localização que o Google coletou sobre você como uma linha do tempo e um mapa, incluindo lugares que você visitou, a rota que você seguiu até, a frequência e as datas das visitas.

5. Para excluir permanentemente todo o histórico de localizações, clique no ícone da lixeira e escolha Excluir histórico de localização

YouTube

De todos os dados pessoais que o Google rastreia, seu histórico de pesquisa e exibição no YouTube é provavelmente o mais inocente. Ele permite principalmente que o site descubra que tipo de vídeo você gosta para fazer indicações de acordo com seu perfil.

1. Faça login na sua Conta do Google e escolha Dados e Personalização na barra de navegação.

2. Para ver uma lista de todos os seus dados de localização registrados pelo Google, vá até Controles de atividade e selecione Histórico do YouTube.

3. Se você deseja que o Google pare de rastrear completamente a pesquisa no YouTube e o histórico de visualizações, desative as opções da página.

4. Em seguida, clique em Gerenciar histórico. É aqui que a lista de todas as pesquisas que você já fez e todos os vídeos que assistiu estão listadas.

5. Para excluir parte de todo o seu histórico de atividades, na barra de navegação lateral escolha Excluir atividade por e opte por Última horaÚltimas 24 horasTodo o período ou Intervalo personalizado.

Via CNET