Ao longo de seus quase 400 mil quilômetros de viagem ao redor da Terra, a Lua passa por diversas fases, que fazem com que ela pareça diferente para os terráqueos. Nesses 27 dias, 7 horas e 43 minutos, a distância relativa do satélite em relação ao nosso planeta, e sua posição em relação ao sol, produzem efeitos que há milênios são admirados daqui.

O folclore dá os nomes para essas mudanças, mas a ciência traz as explicações. Conheça agora as fases da Lua para além de Cheia, Crescente, Minguante e Nova, e seus porquês.

LUA DE SANGUE

Eclipse lunar total (NASA Ames Research Center/Brian Day)

Uma Lua de Sangue é o resultado de um eclipse lunar total – quando a Terra está entre o Sol e a Lua, impedindo a luz solar de iluminar a superfície lunar. A cor avermelhada vem do pouco de luz que atravessa a atmosfera da Terra e chega no satélite. As moléculas de ar filtram a luz azul, a cor do nosso céu, e as restantes, vermelha, laranja ou amarela, são refletidas na Lua.

publicidade

A última Lua de Sangue ocorreu em 20 de janeiro de 2019 (e ainda juntou com uma Super Lua e uma Lua Azul). O próximo eclipse total da Lua está previsto para 2021, mas não será visível em todo o território nacional e em todas as suas fases. A próxima Lua de Sangue visível para os brasileiros acontece em 16 de maio de 2022.

SUPER LUA

A lua cheia vista da Estação Espacial Internacional acima do Peru, na América do Sul (Nasa)

A Super Lua é maior e mais brilhante do que uma Lua Cheia comum. A órbita do nosso satélite natural é elíptica, com distância média de 382.900 km. Por isso, quando ela está no ponto mais próximo da Terra, o seu perigeu, a Lua parece 30% mais brilhante e 14% maior.

Em 2020, teremos três Super Luas, nos dias 9 de março, 8 de abril e 7 de maio.

LUA AZUL

Reprodução

Aqui já entramos nos domínios do folclore – e não nosso, mas do Hemisfério Norte. A Lua Azul (ou Blue Moon) não é azul de verdade – diferente da Lua de Sangue, que é vermelha. É somente uma segunda lua cheia em um mês, um evento que se repete com certa regularidade.

Como o ciclo lunar tem aproximadamente 29 dias, a cada dois anos e meio um mês tem duas Luas Cheias. A última foi a já citada Super Lua Azul de Sangue de janeiro de 2018. Aqui no Brasil, teremos outra Lua Azul no dia 31 de outubro.

Uma definição mais antiga de Blue Moon é que é a terceira de quatro luas cheias em um única estação.

O nome é uma homenagem a um vulcão que tornou a Lua azul em 1883. Ao entrar em erupção na Indonésia, o Krakatoa jogou cinzas na atmosfera superior da Terra, que transformou a Lua em uma cor azul.

LUA DO LOBO

Uma segunda lua cheia no mês de julho é vista ao lado da cúpula do Capitólio dos EUA na sexta-feira, 31 de julho de 2015 em Washington (NASA / Bill Ingalls)

A Lua do Lobo (Wolf Moon) é a primeira Lua Cheia do ano, em janeiro. Este ano aconteceu no dia 10, em 2021 será no dia 28.

O nome vem da tradição dos nativos norte-americanos, que diziam que era o momento em que os lobos poderiam ser ouvidos uivando ao máximo, quando não havia comida suficiente para comer por causa do inverno.

LUA DA COLHEITA

Lua da Colheita de setembro de 2011, em Turim, na Itália (Stefano De Rosa/Nasa)

Além de ser uma excelente série de jogos, a Harvest Moon, ou Lua da Colheita, é a Lua Cheia que cai mais perto do outono no Hemisfério Norte.

Esse nome também foi dado pelos nativos norte-americanos, já que os agricultores dependiam da luz brilhante da Lua para trabalhar mais horas em suas fazendas durante a safra de milho. Nos meses que antecederam o outono, a Lua nasce 50 minutos mais tarde a cada noite, mas nas poucas noites da lua cheia, a lua nasce aproximadamente à mesma hora todos os dias e assim aparece no céu logo após o pôr do sol.

As Harvest Moon geralmente ocorrem nos meses de setembro ou outubro. Neste ano será em 1 de outubro de 2020.

Via: Inverse