A Apple liberou nesta quarta-feira (29) uma atualização para o iOS e do iPad OS, ambos com a numeração 13.3.1. O update já estava em testes há algumas semanas por parte dos usuários que se inscrevem no Beta Software Program e resolve alguns problemas chatos da versão anterior do iPhone.

Por se tratar de uma atualização menor, ele não traz novos recursos. A própria Apple explica que o pacote trata de uma série de correções de bugs e melhorias relacionadas ao desempenho do aparelho, então não espere grandes mudanças.

O update resolve uma falha importante dos novos iPhones 11 relacionada a localização do usuário. Há uma chave de software que permite desabilitar o monitoramento da posição geográfica por meio do chip U1. A novidade é importante, porque no último mês foi constatado que, graças ao chip, os celulares ainda solicitavam dados de localização mesmo quando o usuário desabilitava esse rastreamento nas configurações do celular.

Outra mudança está na ferramenta Tempo de Uso, sistema criado pela Apple para implementar monitoramento e restrições de uso no iPhone ou iPad, tanto para quem quer compreender melhor seus hábitos tecnológicos quanto para pais que querem limitar o uso de eletrônicos pelos filhos. O sistema continha um bug na ferramenta Limites de Comunicação, usada para limitar quem as crianças podem contatar; na prática, a falha permitia que qualquer contato fosse adicionado à lista de permitidos sem senha, fazendo com que burlar as restrições fosse muito fácil.

publicidade

Há outras pequenas mudanças no aplicativo de e-mail do iOS, com correções para um bug que impediam o carregamento correto de imagens e outro que fazia com que múltiplas janelas para desfazer uma ação eram exibidas para o usuário em sequência. Além disso, a Apple resolveu um bug que fazia com que notificações não fossem exibidas corretamente quando recebidas pelo Wi-Fi e, finalmente, adicionou suporte para o inglês da Índia à Siri no HomePod.

Não é difícil instalar a atualização do iOS no seu celular. Você provavelmente será notificado pela Apple sobre a atualização em algum momento, mas você pode se antecipar e forçar a instalação imediatamente.

Para isso, tudo o que o você precisa fazer é acessar o aplicativo “Ajustes” do telefone e tocar na guia “Geral”. Em seguida, basta selecionar “Atualização de Software” e esperar até que o sistema procure pelo update. Ao encontrar, basta tocar para baixar e instalar. O telefone será reiniciado no processo, sendo necessário salvar tudo e se certificar que a bateria está carregada.