Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências desenvolveram uma substância que pode detectar bactérias no ambiente e mudar de cor, ou liberar medicamentos, de acordo com o tipo encontrado.

Em testes, o material foi incorporado a gaze e testado com dois grupos de ratos. Um estava infectado com uma variante comum da bactéria E. Coli (“DS”, de “Drug Sensitive”), e outro com uma variante que é resistente a medicamentos (“DR”, de “Drug Resistant”).

publicidade

Reprodução

Nos ratos infectados com a variante comum a gaze muda de cor, de verde para amarelo, e libera antibióticos em pequena dosagem que podem ajudar a controlar uma infecção ainda no estágio inicial. Já nos animais infectados com a variante resistente a medicamentos, a gaze fica vermelha, alertando o médico.

publicidade

Essa indicação rápida, independente de testes em laboratório, permite aos médicos iniciar o tratamento adequado mais cedo. “Detectar infecções bacterianas e monitorar a resistência aos medicamentos são muito importantes para a seleção de opções de tratamento”, diz o Dr. Xiaogang Qu, que liderou a pesquisa.

“Este trabalho abre um novo caminho para o uso racional de antibióticos”, diz o Dr. “Dado o baixo custo e facilidade de operação deste método, ele poderá ser desenvolvido para aplicação prática”, afirma.

publicidade

Fonte: Daily Mail