No mês passado, a casa de leilões Bonhams, localizada em Londres, negociou duas peças importantes da bomba atômica “Little Boy”, o primeiro míssil lançado pelos EUA sobre o Japão em 6 de agosto de 1945.

Um comprador não identificado pagou US$ 100 mil (cerca de R$ 425 mil) pelo pino de segurança verde e o de acionamento vermelho da bomba de Hiroshima. Esse conjunto é um dos três únicos que sobraram da bomba atômica.

publicidade

Foto: Bonhams/ Divulgação

Esses pinos em específico foram entregues pelo oficial de armas Dick Jeppson ao superior Edward Doll, no dia seguinte ao lançamento do explosivo.

publicidade

Os pinos verdes de um explosivo desse tipo servem como trava de segurança, pois eles impedem seu acionamento. Os vermelhos têm o efeito contrário, e devem substituir os verdes para que a bomba seja detonada.

Para evitar que houvesse acidentes com a “Little Boy”, o míssil foi armado no ar, cerca de 15 minutos após a decolagem. Jeppsson foi o responsável por fazer a substituição dos pinos, isso possibilitou a explosão que se tornou um dos maiores desastres nucleares de todos os tempos.

publicidade

Via: BoingBoing