Após 88 dias atracada a Estação Espacial Internacional, a nave de carga Cygnus está voltando à Terra depois da liberação os engenheiros Andrew Morgan e Jessica Meir, da Nasa, que ordenaram a liberação da nave às 11h36 (horário de Brasília) desta sexta-feira (31). Neste momento, a estação estava passando sobre o Pacífico Sul, na costa oeste do Chile.

Para esta missão, a Cygnus demonstrou que é possível controlar partidas totalmente do solo. A nova orientação permitiu que um desvio mais fácil do braço robótico Canadarm2 da estação. Agora, em missão secundária, dentro de 24 horas, a Cygnus deverá implantar uma série de cargas úteis. Ao se afastar da Estação Espacial Internacional, a espaçonave irá fixará uma série de satélites em formato de cubo.

publicidade

Após a missão ser concluída, os controladores da Nasa vão iniciar o processo de desorbita e reentrada na atmosfera da Terra no fim de fevereiro. O próximo Cygnus será lançado em 9 de fevereiro a partir da Estação de Voo Wallops da Nasa, na Virgínia, levando mais um lote de suprimentos de pesquisa.

Fonte: Nasa