A venda da Public Interest Registry (PIR), organização que controla os domínios “.org” para a empresa Ethos Capital está preocupando organizações sem fins lucrativos que temem ver o preço dos registros aumentar e até perder liberdade de expressão. Ativistas do setor de Tecnologia planejam para esta sexta-feira (31) um protesto em frente à sede do órgão regulador nos Estados Unidos.

“É fácil perceber a preocupação de que pressões econômicas, ou outras, possam levar esse novo PIR com fins lucrativos a tomar decisões prejudiciais às organizações sem fins lucrativos”, acredita Elliot Harmon, diretor de ativismo da Electronic Frontier Foundation.

A Assigned Names and Numbers (ICANN), que controla todos os registros de domínios, deve decidir até meados de fevereiro se autoriza a Ethos Capital a comprar a PIR por US$ 1,1 bilhão. A Ethos a Internet Society, que atualmente administra o registro, disse que essas preocupações são equivocadas e que a venda está sendo mal compreendida. Em comunicado, os dois grupos disseram que os preços permanecerão baixos e a infusão de capital garantirá o crescimento a longo prazo da “.org”.

O comunicado ainda nega que o conteúdo on-line seria espionado e censurado. “Essa noção é infundada e, francamente, uma demonstração do tipo de especulação que levou a discussão em torno do futuro do ‘.org’ irresponsavelmente para fora de contexto. Ethos e PIR levam a liberdade de expressão muito a sério, e o compromisso do registro com a liberdade de expressão continuará inabalável”.

publicidade

O domínio “.org” está entre os primeiros criados para a internet, ainda na década de 1980. Desde 2003, é gerenciado pela Internet Society, uma organização sem fins lucrativos fundada por muitos dos primeiros engenheiros e cientistas que criaram a web. Nessa função, o registro coleta taxas anuais de cerca de US$ 10 de cada um dos mais de 10 milhões de endereços “.org” registrados em todo o mundo.

Parte dessa verba é utilizada para financiar programas defesa de direitos na Internet, que incluem a criação de padrões técnicos para a rede. Embora seja frequentemente associado a organizações sem fins lucrativos, o domínio “.org” pode ser registrado por qualquer pessoa, incluindo empresas.

Mas os críticos temem que um proprietário com fins lucrativos tenha mais chances de aumentar as taxas de registro do que uma organização sem fins lucrativos. Os críticos também temem que um novo proprietário possa alterar políticas e reduzir as proteções para proprietários de nomes de domínio, incluindo organizações não-governamentais que operam em países autoritários. Um site pode ficar subitamente inacessível, por exemplo, se o proprietário do sufixo decidir suspender um registro.

Via: Chicago Tribune