EnglishPortugueseSpanish

Parlamento Europeu vota padronização de carregadores

Redação 31 de janeiro de 2020
publicidade

O Parlamento Europeu aprovou essa semana uma resolução que pede à Comissão Europeia a elaboração de regras que garantam que consumidores não sejam mais obrigados a comprar carregadores toda vez que adquirirem um novo aparelho.

A proposta é que as fabricantes de celulares adotem um padrão de entrada único compatível com vários aparelhos. A resolução também trata da padronização dos receptores de carregadores sem fio. A intenção dos parlamentares é reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzido na União Europeia.

publicidade

Quem não gostou nada da medida foi a Apple. A fabricante pode ser a mais afetada com a resolução, já que os carregadores dos iPhones têm uma entrada própria chamada lightning, enquanto dispositivos de smartphones Android apresentam conectores USB-C.

Esta não é a primeira vez que a Comissão Europeia discute a padronização de entradas de carregadores. Em 2009, Apple, Samsung, Huawei e Nokia assinaram um acordo voluntário para desenvolver dispositivos com padrão universal para seus novos smartphones, a partir de 2011.