O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou hoje que o governo federal vai trazer de volta de Wuhan, na China, os brasileiros que queiram voltar ao país. Para isso, a Força Aérea Brasileira já está elaborando o plano de voo da aeronave que os trará. O voo deve fazer escala em Israel, pois não há viagem direto em razão da distância entre Brasil e China.

Segundo Lorenzoni, o governo de Israel já autorizou o pouso do avião com os brasileiros, até porque o país tem áreas de isolamento. O ministro diz que a operação está sendo analisada sob vários aspectos, não apenas o da logística. Afinal, é preciso escolher um local no Brasil para que eles fiquem em isolamento de forma a não colocar o restante da população em risco. Entre as regiões em estudo estão Florianópolis, Anápolis e localidades no Nordeste.

publicidade

O governo deve enviar uma medida provisória ao Congresso Nacional para estabelecer as regras dos procedimentos de isolamento e as medidas a serem adotadas quando houver epidemias. A primeira reunião do grupo de emergência que vai discutir medidas de preparação e de enfrentamento do coronavírus no país deve acontecer hoje sob a coordenação do Ministério da Saúde. Devem participar representantes da Casa Civil e dos ministérios da Justiça, da Defesa, da Agricultura, do Desenvolvimento, do Gabinete de Segurança Institucional e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.