O hospital Huoshenshan, construído pela China para tratar infectados por coronavírus, começa a receber os primeiros pacientes. Eles chegaram ao local às 10h de hoje. Ainda não há detalhes sobre suas identidades ou condições.

O edifício tem mil leitos e ficou pronto em dez dias. Ele é parte dos esforços do país para combater o novo vírus, que criou um alerta global. A ala militar do Partido Comunista enviou 1.400 médicos, enfermeiros e outros profissionais para o local. Segundo o governo, alguns deles têm experiência em combater a síndrome respiratória grave, a SARS, e outros surtos.

publicidade

O edifício tem sistemas de ventilação especializados e armários que conectam os quartos dos pacientes aos corredores. Assim, a equipe do hospital pode entregar suprimentos sem entrar nos quartos. Além disso, uma empresa chinesa doou “robôs médicos” que entregam medicamentos e transportam amostras de teste.

A unidade e uma segunda instalação, que deve ser inaugurada nesta semana, foram construídas por equipes que trabalharam dia e noite em Wuhan, o epicentro da infecção. É a segunda vez que líderes chineses respondem a uma nova doença com a construção de hospitais especializados em pouco tempo. Durante a disseminação da SARS, em 2003, uma instalação para pacientes com a doença foi construída em Pequim em uma semana.