O sempre midiático Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou que vai organizar uma “festa super divertida de Inteligência Artificial” em sua casa para a equipe responsável pelo sistema de piloto automático da montadora no próximo mês. Na prática, o evento deve ser uma competição entre os desenvolvedores, o chamado hackathon, para resolver os problemas do recurso de direção autônoma completo (FSD).

O aviso acontece pouco tempo depois de o Business Insider afirmar que o empresário admitiu que a Tesla ainda está a “alguns meses” do lançamento da ferramenta.

publicidade

A história do FSD possui mais capítulos do que Musk gostaria. Em fevereiro de 2019, o empresário disse aos acionistas da Tesla que o recurso estaria completo até o final do ano. Apesar de ter que enfrentar alguns problemas, principalmente com os reguladores, ele afirmava ter certeza do lançamento no tempo estipulado.

publicidade

Já em outubro, Elon Musk voltou atrás e admitiu que perderia o prazo. Agora, anuncia um hackathon para tentar, finalmente, concluir o projeto. Se o objetivo for alcançado, a Tesla teria a sua disposição um software capaz de fazer seus veículos dirigirem tanto em área residencial como em rodovias sem intervenção humana. Em um primeiro momento, ainda vai ser necessária a supervisão, a necessidade da intervenção existiria em casos extremos.

O grande problema enfrentado até agora é a capacidade da inteligência artificial em reconhecer qualquer objeto possível de se encontrar no trajeto e saber como agir de acordo com a situação. Além disso, o paradigma atual da condução autônoma envolve a inclusão da infraestrutura da cidade para apoiar a tecnologia. Para os entusiastas e clientes da Tesla, resta esperar o próximo mês para saber se o objetivo vai ser cumprido durante a festa de Musk.

publicidade

Via: The Next Web