Em um período que começou em 1950 e foi até 2009, um departamento do Ministério da Defesa do Reino Unido documentou e investigou diversos relatos de OVNIs. Agora, mais de uma década após o término do programa, muitos desses arquivos, anteriormente secretos, serão disponibilizados ao público pela primeira vez.

Vale lembrar que o termo OVNI não significa necessariamente uma nave extraterrestre. O termo aponta apenas para um objeto voador não identificado, que pode ser um drone ou até mesmo um avião não rastreado.

publicidade

Anteriormente, alguns arquivos foram publicados no site National Archives, do Reino Unido. No entanto, se tratava apenas de uma pequena parte de todo o material coletado por mais de 50 anos.

Os documentos serão disponibilizados em algum momento deste ano em um site dedicado ao assunto. De acordo com um porta-voz da Força Aérea Real Britânica (RAF), “seria melhor publicar esses registros em vez de continuar enviando ao National Archives”.

publicidade

A decisão foi tomada após a PA Media, agência de notícias britânica, entrar com um pedido para avaliar esses arquivos, usando como justificativa a Lei de Liberdade de Informação.

Reprodução

publicidade

O fascínio do Reino Unido por OVNIs disparou por volta de 1950, levando o Ministério da Defesa a formar o “Grupo de Disco Voador” para tratar do fenômeno. O assunto chamou tanta atenção que Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido no início dos anos 50, enviou uma carta ao ministro da Defesa perguntando sobre o motivo do assunto aparecer por toda a parte. 

O grupo de discos voadores concluiu que os OVNIs avistados na época não passavam de trotes, ilusões ou objetos comuns que foram identificados incorretamente, recomendando “que nenhuma investigação adicional sobre os fenômenos aéreos misteriosos seja realizada”.

publicidade

No entanto, outras divisões do Ministério da Defesa continuaram o trabalho de investigação oficial de OVNIs no Reino Unido, introduzindo esses esforços no século XXI.

O último relatório publicado pelo Ministério da Defesa é datado de 2009, e cobre avistamentos que ocorreram de janeiro ao fim de novembro daquele ano. O documento inclui informações sobre luzes prateadas em forma de disco, uma grande esfera branca brilhante e até 20 luzes brilhando em tons de laranja e vermelho.

Depois que o Ministério da Defesa promulgou uma mudança de política em 1º de dezembro de 2009, a agência deixou de registrar os fenômenos ou investigar os avistamentos. Felizmente, os documentos chegarão ao público em breve.

Via: Live Science