A sonda solar Parker, da Nasa, registrou mais um recorde. Após se tornar o objeto a realizar o voo mais próximo do Sol, a 18,6 milhões de quilômetros de distância, a sonda foi reconhecida como a criação humana a atingir a maior velocidade possível, cerca de 393 mil km/h.

A sonda solar, lançada em agosto de 2018, foi construída para suportar as temperaturas escaldantes da atmosfera externa do Sol, desvendando alguns dos mistérios do astro. Um conjunto de quatro instrumentos vai ajudar os cientistas a entender como a coroa solar e o vento afetam a Terra e o resto do sistema solar.

A Parker quebrou seus próprios recordes de velocidade e proximidade com o Sol, de acordo com o controle da missão no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, durante seu sobrevoo em 29 de janeiro.

O voo foi a quarta vez que a sonda se aproximou do Sol. Em 1º de fevereiro, a espaçonave do tamanho de um carro emitiu um sinal de “status A”, querendo dizer que sua aproximação foi um sucesso.

publicidade

Os recordes anteriores são datados de novembro de 2018 e apontam para a velocidade de 247 mil km/h e uma proximidade de 42,5 milhões de quilômetros. O recorde atual aponta para uma distância significativamente menor em relação ao anterior.

A ideia dos pesquisadores responsáveis pela missão é que a sonda Parker continue quebrando os próprios recordes até 2024, à medida que se aproxima do Sol. Protegida por um escudo térmico de ponta, a estimativa é que a sonda chegue a 4,3 milhões de quilômetros da superfície do Sol.

Estudos do Sol

Em 29 de janeiro, o telescópio Daniel K. Inouye, localizado no Havaí, capturou imagens da superfície solar com maior definição até então. O telescópio, que fica a cerca de 130 milhões de quilômetros mais longe do Sol do que a sonda Parker, é o telescópio solar mais poderoso já construído.

Em 9 de fevereiro, a Agência Espacial Europeia lançará o Solar Orbiter. Essa espaçonave não chegará tão perto do Sol como Parker, mas ajudará a guiar nossa compreensão de como a estrela afeta nosso sistema solar.

Via: Cnet