Para muitos de nós, o Google Maps se tornou uma ferramenta tão importante no dia-a-dia que é difícil imaginar a vida sem ele. Neste sábado, dia 8, o aplicativo completa 15 anos e, para celebrar, o Google está lançando uma atualização, para Android e iOS, com um novo ícone e alguns novos recursos.

A mudança mais visível é o ícone: o mapa estilizado com um pin sobre ele foi eliminado. Em seu lugar restou apenas um pin multicolorido, nas quatro cores do Google. Um vídeozinho publicado pela empresa em seu canal no YouTube mostra a evolução do ícone ao longo dos anos.

Também há mudanças no app: a aba “Para você” no rodapé foi substituída por três outras: Contribua, Atualizações e Salvas. A idéia é destacar e incentivar as contribuições dos usuários, bem como a capacidade de seguir usuários específicos.

publicidade

Além disso, o Google Maps ganhará dois novos recursos em março: um deles é o compartilhamento de informações sobre transporte público. Você poderá informar se o trem ou ônibus está muito cheio, se há um vagão exclusivo para mulheres ou acessibilidade para os cadeirantes, por exemplo.

O outro novo recurso é uma versão “lite” do modo de realidade aumentada, que em vez de indicar o caminho até seu destino passo-a-passo em 3D simplesmente aponta a localização.

O novo ícone e mudanças na interface estarão disponíveis em uma atualização do Google Maps, que começa a chegar a smartphones Android e iOS a partir de hoje.

Fonte: The Verge