Um modelo de previsão do tempo criado por uma equipe de brasileiros e norte-americanos foi o escolhido pela Nasa para substituir, desde o dia 30 de janeiro, o Nasa Geos, antigo sistema de meteorologia da agência espacial.

Chamado de GF, o modelo teve seu desenvolvimento liderado pelo físico Saulo Freitas, pesquisador no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). “Conseguimos aprimorar a física para ganhar mais confiança, principalmente em previsões de curto prazo, conseguindo uma antecedência maior. Pode ser 10% ou até 30% mais eficaz, depende das condições. Então foi possível construir um modelo matemático colocado dentro do sistema complexo da Nasa”, contou Freitas.

Reprodução

De acordo com o físico, o novo sistema demorou três anos para ser concluído. Agora que está pronto, deve auxiliar o agronegócio e na prevenção de desastres naturais, visto que é mais confiável por analisar o processo das chuvas desde o início: começa pelo desenvolvimento das nuvens, segue para formação das gotículas de água e, por fim, dá previsões bastante antecipadas sobre as garoas ou temporais. 

publicidade

Freitas mora nos Estados Unidos desde 2016, quando passou a colaborar com a Nasa em parceria com o INPE. Após a implantação do GF na agência espacial norte-americana, a expectativa é que, em seguida, o novo sistema seja aplicado no Brasil.

Via: Uol