Um vídeo feito pela rede britânica BBC em 1989 especula sobre como serão as casas do futuro, do longínquo ano de…. 2020. Em quase quatro minutos de filme, ‘Tomorrow’s World’ (Mundo do Amanhã) conversa com especialistas para tentar projetar como os lares serão impactados pela tecnologia.

Por incrível que pareça, o vídeo é bastante preciso – especialmente em termos de conceitos. Por exemplo, especialistas sugerem que poderíamos tocar música em casa através do simples comando de voz, preveem luzes que se acendem e ajustam automaticamente e passam um bom tempo falando sobre a preocupação com o meio ambiente e o consumo de combustível fóssil.

 

“As pessoas desejam todos os benefícios da tecnologia moderna, mas sem todos os aparelhos complicados e complexos que temos hoje”, diz o apresentador. “Um comando simples fornece música, talvez proveniente de uma biblioteca de sons”, completa, quase que prevendo os assistentes pessoais e os serviços de streaming.

publicidade

Porém, os futuristas mandam algumas bolas fora. Uma das partes mais engraçadas do vídeo é quando o apresentador conta que as paredes não teriam mais tomadas, e que os eletrônicos seriam alimentados “digitalmente”.

O programa também faz uma referência precisa ao início das mudanças climáticas, com o apresentador especulando: “até 2020, haverá uma pressão enorme para reduzir os combustíveis fósseis. Isso significa que o gerenciamento de energia em nossas casas se tornará de importância crítica”.

Via: Euronews