A primeira vacina do coronavírus da China poderá estar disponível em 18 meses, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A entidade nomeou o vírus como COVID-19, explicando que era importante evitar o estigma e que outros nomes poderiam ser imprecisos.

“Temos que agir hoje usando armas que temos disponíveis”, disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra, na terça-feira (11). O novo nome da doença segue diretrizes internacionais, que determinam que não sejam usados nomes de animais (ex: “Gripe Suína”), localização geográfica (ex: “Gripe Espanhola”), de um indivíduo (ex: “Virus de Li Wenliang”) ou de um grupo de pessoas.

publicidade

O nome é uma sigla: CO de Coronavírus (a família de vírus à qual ele pertence), VI de vírus, D de Disease (doença, em inglês) e 19 em referência ao ano em que o primeiro caso se manifestou, 2019. “Ele também nos dá um formato padrão para usar em qualquer outra epidemia de coronavírus futura”, explicou Ghebreyesus.

Em janeiro, a OMS classificou o surto como emergência global de saúde pública. Para a entidade, uma emergência global é definida especificamente como “um evento extraordinário que constitui um risco à saúde pública de outros Estados por meio da propagação internacional da doença e que potencialmente requer uma resposta internacional coordenada”. É apenas a sexta vez nos últimos dez anos que a organização declara uma situação do tipo.

publicidade

Via: Reuters